May

07

Custo da construção paulista subiu 0,34% em abril

O CUB (Custo Unitário Básico) da construção civil do Estado de São Paulo, calculado sobre as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos, registrou alta de 0,34% em abril frente a março. Calculado pelo SindusCon-SP e pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras para a utilização nos reajustes dos contratos de obras. No ano, a alta ficou em 0,82%.

Os custos com materiais de construção aumentaram 0,88% no mês, enquanto os custos administrativos (salários dos engenheiros) e com mão de obra apresentaram estabilidade.  A média ponderada entre os três itens resultou na variação de 0,34% do CUB representativo da construção paulista (RN-8), que em abril ficou em R$ 1.179,19 por metro quadrado.

Em 12 meses, o CUB paulista das obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos registrou alta de 6,69%, com aumentos de 8,43% nos custos com a mão de obra, de 3,78% nos materiais e de 11,78% nos custos administrativos.

Já nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB também subiu 0,36% em abril, totalizando R$ 1.097,64 por metro quadrado. Os custos com mão de obra e administrativos apresentaram estabilidade, enquanto os custos com materiais de construção subiram 0,88%. No ano, o indicador apresentou alta de 0,88%. 

Em 12 meses, esse custo elevou-se em 6,60%. Na mesma base de comparação, os custos com a mão de obra aumentaram em 8,49%, os de materiais em 3,78% e os custos administrativos em 11,78%.

Custos dos insumos – Em abril, cinco dos 27 insumos da construção pesquisados pelo SindusCon-SP tiveram elevação superior à do IGP-M que aumentou 1,17%. Entre os materiais que tiveram os maiores reajustes no mês, destacaram-se: 

Por Fabiana Holtz

Fonte: Sinduscon-SP via CTE

Compartilhe: