May

07

Sabesp inicia principal obra do Governo de São Paulo para melhorar abastecimento de água

Reprodução

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) iniciou na última segunda-feira (4) em São Bernardo do Campo as obras de interligação entre os sistemas Rio Grande e Alto Tietê para a transferência de quatro mil litros de água por segundo ao longo de 22 km de tubulações. O projeto de R$ 130 milhões deve ser concluído no final de agosto e é o principal do governo estadual para garantir o abastecimento da Grande São Paulo este ano.

Os serviços, que foram iniciados às margens da represa Billings, incluem a instalação de quatro bombas para levar a água 80 metros acima, superando o morro que divide a região do ABC Paulista, onde fica o Sistema Rio Grande, de Suzano, no Alto Tietê; e de adutoras para transportar a água até o córrego Taiaçupeba-Mirim e, posteriormente, até a represa Taiaçupeba, onde fica a estação de tratamento.

Também serão instaladas duas adutoras paralelas, cada uma com diâmetro de 1.200 milímetros, que vão levar água por quase 11 km até o córrego Taiaçupeba-Mirim. O curso d'água avançará mais 11 km, chegando até a represa Taiaçupeba, onde fica a estação de tratamento do Sistema Alto Tietê.

Para que a água seja transferida de uma represa para a outra, a Sabesp irá instalar 16 geradores, sendo que parte deles ficará como reserva de segurança. Cada gerador tem potência de 1.000 kVA, o que equivale a mil cavalos.

O empreendimento beneficiará diretamente os bairros da Mooca, Parque da Mooca, Vila Oratório, Quarta Parada, Belenzinho, Tatuapé, Belém, Catumbi, Vila Maria, Chácara Bela Vista, Vila Guilherme, Parque Vila Maria, Parque Novo Mundo, Vila Medeiros, Jardim Japão, Vila Izolina Mazzei, Vila Munhoz, Vila Ede e Vila Medeiros, em São Paulo; todo o município de São Caetano do Sul e 70% da cidade de Guarulhos.

Fonte: Piniweb

Compartilhe: