A Casa D`Agua - Novo texto da norma de acústica em edificações da ABNT está em consulta nacional

Jul

20

Novo texto da norma de acústica em edificações da ABNT está em consulta nacional

Marcelo Scandaroli

Está em consulta nacional até o dia 14 de agosto o quarto projeto de revisão da NBR 10152 - Acústica - Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos e Edificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O novo texto, distribuído em 21 páginas, substitui a norma composta por quatro páginas vigente desde 1987.

O quatro projeto, que começou a ser elaborado em 2013, contempla as proposições apresentadas durante a consulta nacional do terceiro projeto, elaborado no ano anterior. Sendo assim, o novo texto considera as normas NBR 16313:2014 Acústica - Terminologia e IEC 61672:2013 (Partes 1, 2 e 3) e demais versões das normas de instrumentação eletroacústica.

A principal diferença em relação à norma vigente está na apresentação, além de uma tabela de critérios, de descrições detalhadas de metodologias de medição e de valores de referência para ambientes internos e edificações de acordo com sua finalidade de uso. Foram subtraídos ambientes que caíram em desuso, como salas de mecanografia, e incorporando novos, como salas de concerto, cinema e teatros.

De acordo com o coordenador da norma, Krisdany Cavalcante, "a revisão do texto foi motivada pela necessidade de harmonizar os procedimentos técnicos para a realização de medições dos níveis de pressão sonora, determinação do nível sonoro representativo de um ambiente interno de uma edificação, bem como à avaliação destes ambientes internos a partir da comparação dos resultados obtidos com os valores de referência especificados pela tabela anterior".

Após o término do prazo para consulta pública, a ABNT irá analisar as considerações e deliberar sobre a aprovação e publicação da norma ainda em 2015.

Para enviar sugestões ao CB-02, comitê responsável pela revisão da norma, clique aqui

Fonte: Piniweb

Compartilhe: