Oct

14

Banco Mundial cria debênture padronizada para projetos de infraestrutura no Brasil

Divulgação: Governo do Acre

O Banco Mundial desenvolveu, a pedido do governo brasileiro, um novo conceito de debênture padronizada para impulsionar o financiamento, via mercado de capitais, de projetos de infraestrutura no Brasil. O objetivo é promover um maior compartilhamento de riscos e criar novas oportunidades para investidores, operadores e construtores nacionais e internacionais envolvidos em projetos de estradas, ferrovias, aeroportos e portos.

A debênture padronizada de infraestrutura, apresentada na última semana à equipe do governo em Brasília, foi concebida para criar uma nova classe de ativos de investimentos em infraestrutura, visando principalmente os investidores institucionais de longo prazo, como os fundos de pensão. Mediante o pagamento de juros durante toda a vida do projeto, incluindo a fase de construção, e fornecendo uma garantia de alta qualidade sobre o principal da dívida, no final do período de construção ou até o vencimento, a estrutura da debênture padronizada de infraestrutura irá facilitar o financiamento de investimentos em infraestrutura do mercado de capitais.

"Esperamos que esta solução de mercado desenvolvida pelo Banco Mundial possa ajudar a atrair financiamento do setor privado para a nossa área de infraestrutura e também alavancar o financiamento proveniente de outras fontes, como nosso banco nacional de desenvolvimento", disse o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ressaltando que "desenvolver inovações financeiras é apenas uma das iniciativas dentro de um esforço mais amplo que inclui, ainda, aumentar a segurança jurídica dos investidores, aprimorar a qualidade do projeto e reduzir as barreiras à participação de novos empreendedores nos leilões de concessão".

O novo instrumento de mercado de capitais pretende viabilizar a exploração do grande estoque de poupança de longo prazo detida por investidores institucionais para as necessidades de investimento substanciais do Brasil, contribuindo simultaneamente para a diversificação das suas carteiras. Este tipo de financiamento também poderá ajudar o País a aumentar sua produtividade econômica e diminuir o custo da indústria e comércio.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o projeto deverá ser iniciado nos próximos meses, como forma de aumentar o financiamento para concessões do Programa de Investimentos em Logística (PIL). O piloto poderá receber recursos de até 500 milhões de dólares do Banco Mundial e estará aberto à participação de outras agências multilaterais de fomento, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte: Piniweb

Compartilhe: