Nov

27

Nível de atividade e número de empregados na construção recuam novamente em outubro

Shutterstock

Segundo a Sondagem Indústria da Construção, divulgada na última quarta-feira (25) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), os índices que medem a evolução do nível de atividade da construção e de número de empregados continuaram recuando em outubro ficando em, respectivamente, 36,7 e 35,6 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que indica retração do setor.

O índice de nível de atividade efetivo em relação ao usual também ficou abaixo da linha dos 50 pontos e registrou 27,1 pontos no décimo mês do ano, mostrando que atividade no segmento se manteve abaixo do usual para o mês.

A Utilização da Capacidade de Operação (UCO), que ficou em 57%, foi a menor da série histórica, iniciada em janeiro de 2012. O resultado ficou dois pontos percentuais abaixo do registrado em setembro e dez pontos percentuais abaixo do índice de outubro de 2014.

Em relação ao pessimismo dos empresários do setor, a sondagem mostra que, em novembro, o índice de expectativas em relação ao nível de atividade registrou 38,5 pontos, o de novos empreendimentos e serviços assinalou 38,2 pontos, o de compra de insumos e matérias-primas ficou em 37,9 pontos e o de número de empregados em 37,3 pontos, todos abaixo da linha divisória dos 50 pontos.

A intenção de investimento na indústria da construção registrou 24,5 pontos em novembro, o menor indicador desde o início da série histórica, em novembro de 2013.

A Sondagem Indústria da Construção foi realizada com 595 empresas, sendo 185 de pequeno porte, 269 médias e 141 de grande porte.

Compartilhe: