Dec

02

Economia encolhe 1,7% no 3º trimestre e despenca 4,5% em relação a 2014

A economia brasileira encolheu 1,7% no terceiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, segundo os dados do PIB (Produto Interno Bruto). Na comparação com o terceiro trimestre de 2014, a queda foi de 4,5%, no pior resultado desde 1996, quando começa a série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados, divulgados nesta terça-feira (1º), mostram que a recessão se aprofundou no período.

Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2015 alcançou R$ 1,481 trilhão. É o terceiro trimestre seguido de queda, na comparação com os trimestres imediatamente anteriores. A economia já havia encolhido 1,9% no segundo trimestre e 0,7% no primeiro.

Bastam dois trimestres seguidos de recuo para se considerar que um país está em recessão técnica. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o Brasil registra o sexto trimestre consecutivo de queda do PIB.  Todos os setores da economia caíram, tanto na comparação com o trimestre anterior quanto na comparação com o mesmo período do ano passado. (UOL, 01/12/2015)

Compartilhe: