Jul

10

De água 'da Nasa' até piscina 'bebedouro': conheça curiosidades que dão fama ao Circuito das Águas

Balneário Municipal de Águas de Lindoia tem piscina para o visitante matar a sede. Nota fiscal mostra que água da região já foi comprada para missão dos EUA em 1969.

2ª via da nota fiscal de 1969 que mostra água comprada para missão americana (Foto: Reprodução / Documento oficial)

As águas termais que brotam de uma profundidade de mil metros e chegam à superfície a 28ºC nas centenas de fontes existentes nas estâncias do Circuito das Águas Paulista vão muito além dos benefícios medicinais. Graças à sua composição química e à concentração de radônio e torônio - gases radioativos em dosagem leve suficiente para beneficiar as células do corpo - pode ser tomada até mesmo na piscina e há quem acredite que ela viajou para a lua na missão Apollo 11.

No Balneário Municipal “Edison Brasil Tozzi Rizzo”, em Águas de Lindoia, por exemplo, é possível dar um mergulho e matar a sede ao mesmo tempo. Mas, o engenheiro químico do local faz uma ressalva.

"É possível tomá-la na piscina desde que seja a primeira pessoa a entrar após a troca [da água]. A água é limpa e saudável, sem qualquer tratamento químico. É a mesma água das fontes que servem a população”, diz Eduardo Pirani, também diretor do balneário.

Outra curiosidade do complexo aquático é o azul da água. Isso acontece por conta do alto índice de oxigênio, um dos mais altos do mundo, segundo os estudos divulgados pelo balneário. A água é renovada diariamente, principalmente no verão, e quem duvida de sua tonalidade diferenciada é só perceber que os azulejos que revestem as piscinas são brancos.

 

Água mineral na torneira de hotel

 

Além da piscina, as águas termais abastecem um dos hotéis construídos nos arredores do balneário. O espaço foi pensado com a intenção de acomodar os turistas em busca dos tratamentos de saúde possíveis por conta da água mineral. Piscinas, quartos, banheiros e cozinha disponibilizam os benefícios da água para os hóspedes.

O médico italiano Francisco Tozzi foi o primeiro a constatar por meio de estudos que a água da região tinha elementos que ajudavam no tratamento de problemas de saúde, como cálculos renais, ácido úrico, eczemas, artrites, reumatismos e problemas circulatórios.

O hotel foi inaugurado em 1919 e atualmente é terceirizado e bem mais moderno.

 

'Água na lua'

 

O "poder" da água é tão conhecido que há especulações de que ela tenha feito parte da missão Apollo 11, a viagem do homem à lua, em 1969. Embora há quem duvide, a ideia de que a água brasileira, do Circuito das Águas Paulista, fez parte da missão Apolo 11, que levou os astronautas Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin Jr. e Michael Collins à Lua, é motivo de orgulho na cidade.

G1 entrou em contato com a Nasa, mas não teve retorno sobre a confirmação do ocorrido.

Bem guardada em uma das salas do Balneário Municipal de Águas de Lindoia, o G1 encontrou a segunda via da nota fiscal que seria a prova da venda de 100 dúzias de unidades de meio litro da água mineral (600 litros) para a "Missão M. Americana", no EUA. [Veja na foto acima]

Para o presidente da Associação Brasileira da Industria de Água Mineral (Abinam), Carlos Alberto Lancia, o fato é histórico.

"Não posso precisar se a água realmente foi levada ao espaço, mas realmente a Nasa fez análises com ela", diz Lancia.

 

A nota foi emitida em 2 de abril de 1969 pela extinta Cervejaria Amazonas, no Rio de Janeiro (RJ). Ela descreve a saída da carga do Aeroporto Santos Dumont rumo ao Cabo Kennedy, hoje Cabo Canaveral, na Flórida.

O local é onde está localizado o centro de lançamento da agência americana Nasa (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço), de onde partiu o foguete Saturno V com a tripulação rumo à lua em 16 de julho de 1969, na missão Apollo 11, e dois meses antes, em 18 de maio, partiu a missão Apollo 10 - um teste do módulo lunar na órbita da lua.

Segundo mostra a nota, a mercadoria custou NCR$ 226 da moeda brasileira da época, o Cruzeiro Novo. Acredita-se que ela possa ter sido escolhida pela Nasa pela baixa acidez e a rápida absorção pelo organismo, conforme pesquisa feita pelo médico italiano.

Outra dúvida que paira é a origem do liquido. Em Águas de Lindoia, a Fonte Santa Filomena, que fica no Balneário Municipal, é citada como o ponto de extração. Já em Lindoia, a “água da lua” teria saído de uma fonte onde está hoje situada uma das empresas mineradoras da estância.

História vem de longe

As conclusões do médico italiano Francisco Tozzi sobre os benefícios da água mineral da cidade ganharam força com a visita da cientista polonesa, naturalizada francesa, Marie Sklodwska Curie, Prêmio Nobel de Química e Física e mundialmente conhecida como Madame Curie. Ela comprovou e atestou os resultados das pesquisas de Tozzi.

O médico italiano morreu em 1937, aos 67 anos, antes de realizar o sonho de transformar a região em uma estância termal. O título só veio anos depois com o trabalho do genro de Tozzi, o médico Vicente Rizzo. O balneário começou a ser construído em 1954 e foi inaugurado em 59, com projeto de Oswaldo Arthur Bratke e paisagismo de Roberto Burle Marx.

Atualmente, o complexo conta com três piscinas abastecidas com água mineral. São abertas ao público e ficam lotadas, principalmente no verão. Uma delas é semiolímpica, com capacidade para 1,6 milhão de litros. A segunda recebe 800 mil litros e uma terceira, tem capacidade para 100 mil litros. A temperatura constante da água é de 28ºC

Rótulo da época em que a água foi comprada para missão nos EUA, em 1969 (Foto: Reprodução / Rótulo oficial)

 

.

Compartilhe: