May

05

As 10 melhores cidades da América Latina para se investir

Fonte: Exame.com

Estudo da Universidade de Rosario, na Colômbia, mostra quais cidades têm as melhores condições econômicas e políticas; São Paulo é a segunda no ranking.

Eduardo Tavares -

São Paulo - Um estudo feito pelo Centro de Pensamento em Estratégias Competitivas (Cepec) da Universidade de Rosario, na Colômbia, aponta Santiago, capital chilena, como a melhor cidade da América Latina para se investir. São Paulo é a segunda colocada do ranking, que tem ainda outras duas cidades brasileiras entre as 10 primeiras - Rio de Janeiro e Brasília.

Segundo a pesquisa, as cidades com a melhor colocação têm mais condições de atrair investimentos não apenas financeiros, mas de grandes empresas interessadas em desenvolver setores como o de infraestrutura e serviços.

Para elaborar o ranking, os pesquisadores levaram em conta critérios econômicos, sociais e políticos. Um dos fatores avaliados foi o desempenho econômico das cidades em 2010 e a perspectiva de crescimento para 2011. Também entraram na análise varáveis como o tamanho do mercado consumidor e de capitais, a reputação das cidades no cenário global e sua estabilidade política.

A infraestrutura das cidades também foi considerada na composição dos melhores cenários para atrair investimentos. Por esta razão, o Rio de Janeiro aparece na quarta posição. A cidade entrou na lista porque tem atualmente "projetos imobiliários, logísticos e de infraestrutura de grande envergadura em desenvolvimento", de acordo com o relatório do estudo.

Veja quais são as 10 cidades latinoamericanas mais atraentes para se investir.
Santiago é melhor cidade da América Latina para investir

Santiago, capital do Chile, é a cidade mais atraente da América Latina para investimentos, segundo o estudo da Universidade de Rosario. Nos últimos anos, a cidade fez esforços significativos para melhorar sua reputação no cenário global.

A pesquisa destaca como pontos fortes da capital os investimentos em grandes projetos de infraestrutura, dentre os quais estão a construção de tuas torres comerciais com 60 andares cada e outros diversos projetos para o entorno, criando uma espécie de pólo empresarial; a concessão de rodovias, que agora têm sistemas eletrônicos de pedágio; e duas novas linhas de metrô que cortam a cidade de norte a sul, e de leste a oeste.

Além destas obras, o estudo ressalta que as condições de vida da população de Santiago tiveram expressiva melhora nos últimos anos, com aumento do poder aquisitivo e do conforto oferecido por meio dos serviços públicos. E de acordo com os pesquisadores, quem busca oportunidades de investimento em Santiago encontra uma economia competitiva, com um profundo mercado de capitais, e a presença maciça de grandes empresas multinacionais.
Cidade global, São Paulo é a segunda melhor para investir

O reconhecimento e a influência de São Paulo no cenário internacional são indiscutíveis. E são estes justamente os maiores trunfos da cidade para atrair investimentos. A capital paulista é a segunda melhor da América Latina para se investir, segundo o ranking da Universidade de Rosario.

A pesquisa mostra que 93 das 500 maiores multinacionais (segundo a avaliação da universidade) estão presentes na cidade. Esta é apenas uma das características que confere a São Paulo uma economia ativa e um mercado consumidor de elevado poder aquisitivo. Além disso, a cidade tem um dos mais maduros mercados de capitais da América Latina. Com estes ingredientes, a cidade torna-se ideal para receber investimentos diversos.
Economia forte é destaque da Cidade do México

O Produto Interno Bruto (PIB) da Cidade do México, 202 bilhões de dólares, está entre os maiores da América Latina. O porte da economia da cidade e seu ritmo de crescimento a colocam na terceira posição dentre as cidades da região com maior potencial para atrair investimentos.

Segundo o estudo da Universidade de Rosario, assim como São Paulo, a Cidade do México também se destaca pela notoriedade no cenário internacional. Em um grupo com 500 das maiores multinacionais, 93 delas têm escritórios regionais na capital mexicana. A pesquisa também ressalta os esforços do México em abrir sua economia como ponto positivo para tornar a capital uma cidade atraente.
Copa e Olimpíadas fazem a fama do Rio de Janeiro

A quarta melhor cidade da América Latina para se investir, segundo o estudo da Universidade de Rosario, é o Rio de Janeiro. Além de já ser uma cidade conhecida mundialmente como pólo turístico, a cidade entra cada vez mais no radar de grandes investidores pelos eventos que vai sediar nos próximos anos.

A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 motivaram o desenvolvimento da infraestrutura da cidade, contribuindo para sua boa colocação no ranking do estudo. O Rio chama a atenção por ter projetos imobiliários, logísticos e de infraestrutura "de grande envergadura" em desenvolvimento.
Buenos Aires é mais relevante do que a própria Argentina

Buenos Aires é a quinta melhor cidade latinoamericana para se investir. A capital argentina, junto com São Paulo, Rio de Janeiro, Santiago e Cidade do México, figura entre as mais importantes da região no cenário global. De acordo com a pesquisa da Universidade de Rosario, a cidade tem mais relevância internacional que a própria Argentina como um todo.

Segundo o estudo, Buenos Aires é a cidade da América Latina com maior presença de grandes multinacionais: 106 grandes empresas estrangeiras, de um grupo das 500 maiores do mundo, têm um escritório na cidade. O estudo também destaca a força da economia local, que tem um PIB de 179 bilhões de dólares.
Cidade do Panamá cresce no cenário internacional

Em sexto lugar no ranking das melhores cidades da América Latina para se investir está a Cidade do Panamá. A capital do país começa a despontar no cenário internacional, "deixando aos pouco o âmbito latinoamericano", diz a pesquisa da Universidade de Rosario.

A pesquisa diz que a cidade já conta com um mercado financeiro que pode ser considerado sofisticado. Por isto, Cidade do Panamá se sobressai no ranking por sua capacidade de alavancagem financeira em projetos produtivos.
Lima lidera projeções de crescimento em 2011

Lima é líder regional em projeções de crescimento econômico para 2011, segundo o estudo da Universidade de Rosario. A pesquisa mostra que o PIB da capital peruana aumente 9% neste ano, na comparação com 2010. Por esta razão ela é a sétima melhor cidade da América Latina para se investir.

Embora a cidade não esteja no grupo de elite quando o assunto é projeção internacional, a pesquisa aponta Lima como um dos destaques regionais. Se o atual ritmo de crescimento for mantido, nos próximos anos, a capital deve transcender esta barreira e ganhar relevância no cenário global.
Monterrey é cidade de cultura empresarial pujante

A cidade mexicana de Monterrey se destaca pelo alto poder aquisitivo de seus habitantes, bem como pela "pujante cultura empresarial", diz o estudo da Universidade de Rosario. Ela tem o oitavo melhor clima para atrair investimentos na América Latina.

Ela também faz parte do grupo de cidades que desponta na América Latina, com promessa de se tornar relevante no cenário global nos próximos anos.

Brasília tem população de maior renda na América Latina

O estudo da Universidade de Rosario aponta Brasília como a cidade com a população de maior poder aquisitivo em toda a América Latina. A renda média por habitante é de aproximadamente 17 mil dólares anuais, bem próxima da média de países como a Coreia do Sul (23 mil dólares por ano).

Além da população com renda elevada, Brasília oferece aos interessados em investir nela uma "ampla oferta de serviços e recursos para alavancar projetos de investimento", diz o estudo.


Sao Paulo

 

 

Compartilhe: