Jul

16

Toctao Engenharia está desenvolvendo máquina para tratamento de esgoto em canteiros de obras

Em parceria com o Senai e Sesi, construtora pretende criar tecnologia sustentável que permita o reuso da água em suas obras

Kelly Amorim

A Toctao Engenharia está desenvolvendo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), uma nova máquina para tratar esgoto dentro de suas obras. O projeto, que objetiva criar uma tecnologia sustentável que reduza o consumo e torne possível a reutilização de água nos canteiros de obras, foi aprovado pelo Edital Senai Sesi de Inovação, que estimula anualmente projetos que contribuam positivamente com a sociedade.

O projeto da Toctao foi aprovado por meio de uma seleção nacional realizada em 2013, que recebeu 1,478 propostas. Para a escolha do projeto, foram analisados critérios de inovação e referência que se encaixam ao objetivo do editorial.

A máquina, que tem como características sua pequena dimensão, fácil manuseio e instalação, começou a ser desenvolvida em abril deste ano. A previsão é de que até 2015 ela esteja em funcionamento. Os recursos para desenvolvimento do projeto são do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e do Departamento Nacional do SENAI.

Compartilhe: