Jan

22

Maior reservatório de água do RJ atinge volume morto, diz ONS

O nível do reservatório de Paraibuna – o maior de quatro que abastecem o estado do Rio de Janeiro – atingiu o volume morto nesta quarta-feira (21). De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a usina hidroelétrica - que é responsável por geração de energia e abastecimento de água - foi desligada após o nível atingir zero.
 
O estado do Rio é abastecido por quatro reservatórios de água: o Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil. Todos ficam dentro de hidroelétricas e armazenam água do Rio Paraíba do Sul – que passa por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. De acordo com o boletim diário do ONS, o nível dos reservatórios de Santa Branca, Jaguari e Funil está em 0,65%, 2% e 4,15%, respectivamente, nesta quarta-feira.
 
Segundo o último boletim diário divulgado pela a Agência Nacional de Águas (Ana), o nível da bacia do Rio Paraíba do Sul - a média entre o volume dos quatro reservatórios – chegou a 1,22% na terça-feira (20). O informativo com os dados de quarta-feira (21) ainda não foram publicados.
 
Se comparado com anos anteriores, o atual nível da bacia do Rio Paraíba do Sul fica muito abaixo do comum. No boletim mensal de outubro de 2013, o volume médio dos reservatórios era de 48,2%. Em 2009, nível chegou a 80,8%.
O Rio Paraíba do Sul também abastece a capital e Região Metropolitana, através de uma transposição para o Rio Guandu – administrado pela Cedae – na altura do município de Barra do Piraí, no Sul Fluminense. A Secretaria de Estado de Ambiente ainda não se pronunciou sobre o caso.
 
No fim do ano, a Agência Nacional de Àguas (Ana) disse que já considerava autorizar a captação de água do volume morto dos reservatórios do Rio Paraíba do Sul. Ainda assim, a Cedae garantiu que o abastecimento na Região Metropolitana do Rio não vai ser afetado por essa medida. Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer não haverá racionamento no Rio.
 
Fonte: G1

Compartilhe: