A Casa D`Agua - CNI: Construção civil tem maior queda do nível de atividade desde 2010

Mar

04

CNI: Construção civil tem maior queda do nível de atividade desde 2010

Shutterstock

O índice de evolução do nível de atividade da construção civil brasileira alcançou em fevereiro o menor resultado da série, iniciada em janeiro de 2010. O indicador registrou 36,9 pontos no período, ficando abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que representa queda real no nível de atividade. Os dados são da Sondagem da Indústria da Construção, divulgada na última sexta-feira (27) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A utilização média da capacidade de operação caiu de 63% em dezembro para 60% em janeiro, o menor percentual da série. Quando comparado com o registrado em janeiro de 2014, a queda é de 10%.

Em fevereiro, as expectativas dos empresários para os próximos seis meses se tornaram mais pessimistas, o que resultou na queda da intenção de investimentos. O índice que mede a pretensão de investir no próximo semestre alcançou 35,9 pontos no segundo mês do ano. O resultado é 4,9 pontos menor do que o registrado em janeiro e 16,3 pontos menor do que o alcançado em fevereiro de 2014.

De acordo com a CNI, algumas dificuldades se ampliaram no fim de 2014 para a construção. Entre os desafios, está o atraso em pagamentos, que aumentou de 19,4% no terceiro para 25,5% no quarto trimestre de 2014; a elevação da carga tributária, que soma 46,8% das reclamações; e a falta de demanda, que representa 39,3% das menções dos empresários em relação aos obstáculos enfrentados no último trimestre.

Fonte: Piniweb

Compartilhe: