Feb

03

Túnel de 20 km vai ligar o reservatório Jaguari ao Sistema Cantareira, em São Paulo

O Governo de São Paulo lançou na última sexta-feira (30) a licitação para as obras de construção do túnel de 20 km de extensão que irá ligar a represa Jaguari, da Bacia Paraíba do Sul, à represa Atibainha, do Sistema Cantareira. O projeto orçado em R$ 830 milhões irá reforçar o sistema de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, com vazão média prevista de água de 5.130 litros por segundo.

O objetivo da obra é possibilitar a transferência de água nos dois sentidos quando um dos reservatórios estiver com vazão máxima. No sentido Jaguari-Atibainha, a transferência estará pronta para funcionar em 18 meses, reforçando o Sistema Cantareira, que hoje opera com 5% de seu segundo volume morto. Já o bombeamento do Cantareira para o Paraíba do Sul só irá funcionar em três anos.

Duas adutoras, sendo uma com 13,5 km de extensão e outra em túnel com 6,5 km de extensão, irão fazer o transporte da água captada por dois trechos distintos. Entre os dois segmentos haverá uma estrutura de transição, uma estação elevatória de bombeamento e uma subestação elétrica.

A intervenção está prevista no Plano da Macrometrópole, que lista as obras necessárias para garantir o abastecimento nas próximas décadas para a Grande São Paulo, Região Metropolitana de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba.

No dia 22 de janeiro, o Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (CGPAC) aprovou a inclusão do empreendimento na carteira de obras do programa federal. Os serviços serão executados pela Sabesp.

Fonte: Piniweb

Compartilhe: