Feb

06

Obras da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro têm 100% da água tratada e reutilizada, segundo consórcio

O Consórcio Rio Barra, responsável pela construção da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, que irá ligar a Barra da Tijuca à Ipanema, divulgou nesta semana que reutiliza 100% da água consumida nos canteiros de obras. Desde 2011, quando o projeto de 16 km de extensão começou a ser executado, foram reaproveitados, por exemplo, cerca de 200 milhões de litros de água entre as estações Barra e Gávea.

Segundo o consórcio, a água usada pelos equipamentos e resultante das escavações dos túneis é tratada e aproveitada para a lavagem dos caminhões, máquinas e pneus de veículos, além da umectação dos canteiros e das ruas no entorno.

A economia também é possibilitada pelo reaproveitamento da água nos próprios equipamentos construtivos. No jumbo, o principal equipamento que faz as perfurações para colocação dos explosivos na rocha, que gasta cerca de 10 mil litros de água por hora, a água passa por decantadores a cada 300 metros e volta a ser utilizada no processo de perfuração.

No canteiro da Estação Antero de Quental, no Leblon, a água proveniente do rebaixamento do lençol freático é utilizada para a limpeza do canteiro e das ruas, enquanto no canteiro Igarapava a estação de tratamento de efluentes (ETE) trata cerca de 100 mil litros de água por dia. Já na Central de Concreto, são tratados e reutilizados 30 mil litros por dia.

Fonte: Piniweb

Compartilhe: