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As novas tecnologias a favor do mercado

Em uma época em que o mundo virtual é tão real quanto o físico, empresas do ramo imobiliário diversificam as opções de canais para ampliar o relacionamento com seus clientes. Mensagens instantâneas, perfis nas redes sociais e até mesmo o uso de drones dentro dos terrenos para mostrar a evolução da obra - recurso até pouco tempo usado apenas no exterior - estão sendo usados por construtoras e imobiliárias para aumentar a interação com os compradores.

- As empresas estão mais atentas às linguagens específicas. Anúncios no jornal são muito procurados pelos compradores, assim como a internet. O que vou anunciar no papel e na internet? Tem que se pensar mais estrategicamente em todas as plataformas - afirma Ronaldo de Andrade, diretor de marketing Base software, especializada em tecnologia para o mercado imobiliário.

Depois da compra, começa o processo de acompanhar a construção. No passado, a informação sobre o andamento da obra era muito escassa. Muitas vezes o proprietário só tinha a planta do apartamento e visitava a obra já no final da construção.

Mas o acesso a novos canais de comunicação e o barateamento do uso da tecnologia tornou mais fácil apresentar ao consumidor o passo a passo do empreendimento, em que fase está o projeto. Toda esta transparência não só gera mais confiança no consumidor, mas também um maior envolvimento.

Vista panorâmica do empreendimento
Sabe quando você quer "dar um pulo" na obra, mas a agenda não permite? O drone faz por você. Este equipamento, que tem ganhado cada vez mais visibilidade (e este ano esteve até na Sapucaí), permite aos moradores monitorarem a evolução da construção em seu novo imóvel sem sair de casa. As construtoras, claro, já se atentaram e estão aderindo.

No ano passado, a incorporadora Dominus, por exemplo, tinha o desafio de mostrar um empreendimento na Barra em que o terreno era muito extenso e o subsolo integrado ao térreo por grandes aberturas. Não é uma imagem fácil de fotografar. A solução, segundo o arquiteto Felipe Alvarez, foi usar um drone para ilustrar bem o que era considerado diferencial.

- O drone sobrevoou por todo o empreendimento com voos baixos, mergulhando pelas aberturas e conseguiu demonstrar bem essa integração. O equipamento também é muito útil para conseguirmos imagens aéreas dos terrenos em estudo - revela Alvarez.

A tecnologia sempre se renova. Há alguns anos, a intranet que a Carvalho Hosken desenvolveu para os moradores do condomínio Península, na Barra, era acessada apenas pelo computador e considerada o "estado da arte". Hoje em dia, está tudo na palma da mão. Para área de locação, a CH Barra planeja para este ano fazer depoimentos em vídeo de usuários que moram na região, além da utilização de filme em drone para reforço de comunicação com as belezas do Rio de janeiro, o que ajuda muito no convencimento do produto. Não é apenas para vender.

Grade de ônibus e convite para festas 
Quando alguém pergunta o seu nome, já não se trata mais de um documento, mas de qual canal: Facebook, Whatsapp, Twitter, Instagram? Por isso, as construtoras têm investido em perfis nas redes sociais também. Uma delas é a Gafisa , que criou conta no Facebook e Instagram, onde publica regularmente dicas de decoração, divulgação de lançamentos, eventos, conteúdo sobre o mercado imobiliário e divulgação do bairro.

Leonardo Silveira, diretor da Agência H1, de marketing digital, conta que há uma série de novas tecnologias atualmente usadas pelas imobiliárias e construtoras como o uso de tablet pelos corretores com dados dos empreendimentos e aplicativos de pós-venda, em que os moradores, via celular, podem ver a disponibilidade de áreas comuns e realizar reservas, conferir grade de ônibus do condomínio e, via geolocalização, conferir se está próximo ao ponto, criar eventos, marcando amigos pelo Facebook e contratar serviços pay-per- use, entre outras opções.

- Durante muito tempo acreditouse que estar em todas as redes possíveis produzindo uma enxurrada de conteúdos era a melhor forma de aproveitar o potencial dos canais sociais. Hoje, sabemos que a chave é apostar na relevância da comunicação e dos serviços que podemos oferecer nesses canais - afirma Guilherme Sawaya, responsável pelo e-business da RJZ Cyrela e a Living, que também já inclui drones na sua lista de canais.

Fonte: O Globo, 08/03/2015 - via CTE

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