A Casa D`Agua - Consórcio responsável pelas obras do novo bondinho de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, é multado por falhas no canteiro

Jun

17

Consórcio responsável pelas obras do novo bondinho de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, é multado por falhas no canteiro

Divulgação: Governo do Rio de Janeiro

A Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro multou na última segunda-feira (15) em R$ 450 mil o consórcio Elmo Azvi, responsável pelas obras do novo sistema do bondinho de Santa Teresa, no Centro da capital carioca. Isso porque o Ministério Público do Trabalho encontrou, em vistoria realizada na semana passada, riscos à integridade física dos trabalhadores no canteiro.

Entre os problemas verificados, estava a ausência de isolamento das vias para execução da construção - não havia tapume ou barreira de proteção para os operários, nem a devida sinalização na via -; risco de choque elétrico, com emendas e derivações dos condutores elétricos e falta de aterramento dos equipamentos; e condição insatisfatória de sanitários, muito distantes dos postos de trabalho.

Assim, a obra do novo bondinho de Santa Teresa chegou a ser interditada na última semana. Ontem, porém, foi liberado o retorno à construção no trecho entre o Largo do Curvelo e o Largo dos Guimarães. Seguem paralisadas as obras no Largo dos Guimarães até a instalação, por parte do consórcio, de novas placas de sinalização. De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes, porém, isso está previsto para acontecer até a próxima quarta-feira (17).

Vale lembrar que no mês passado, o consórcio Elmo Azvi foi penalizado em R$ 900. O grupo ainda não terminou o retrabalho no trecho entre a Carioca e o Largo do Curvelo, conforme determinado pelo Governo do Estado. Assim, segundo a Secretaria Estadual de Transportes, caso as obras não sejam regularizadas no prazo de 30 dias, o contrato será cancelado.

Atualmente a construção do projeto está em fase de concretagem, instalação de trilhos e rede aérea entre os largos do Curvelo e dos Guimarães. O bondinho de Santa Teresa é uma das atrações turísticas do Rio de Janeiro e está parado desde agosto de 2011, quando um acidente com um dos trens matou seis passageiros e deixou dezenas de feridos.

Fonte: Piniweb

Compartilhe: