Feb

23

Relatório do Crea aponta que 87% das obras da Copa no Mato Grosso apresentam irregularidades

Relatório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso (Crea-MT) aponta 270 irregularidades, sendo 65 delas extremamente graves, nas obras da Copa do Mundo na Grande Cuiabá, segundo informações divulgadas na última quinta-feira (19). O órgão realizou 310 fiscalizações e constatou que 87% das obras apresentaram falhas como falta de projeto ou de responsáveis elétricos e geológicos e ausência de engenheiro no canteiro.

Divulgação: Governo do Mato Grosso

Entre as obras com irregularidades graves, está a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá e Várzea Grande, que estava sendo executada sem projeto executivo. De acordo com outro relatório elaborado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), as obras em execução pelo Consórcio VLT Cuiabá sob a coordenação da extinta Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa) foram estimadas inicialmente em R$ 696 milhões, no entanto, contratadas por R$ 1,4 bilhão.

Segundo o coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Crea-MT, André Schuring, a entidade tentou dialogar sobre os empreendimentos em andamento, mas na maior parte das vezes não obteve resposta. "Fomos suscitados, num convênio com a Assembleia Legislativa, de fazer uma identificação técnica. Foram 17 ofícios encaminhados, desde a época da Agência de Execução dos Projetos (Agecopa) e Secopa, e a maioria dos documentos não foi respondida", relatou.

Todos os relatórios de perícias das obras realizadas para a Copa do Mundo solicitados pelo Governo do Mato Grosso devem ser compartilhados com o Crea-MT para que se faça uma análise técnica conjunta das informações. A decisão está em vigor desde o dia 9 de janeiro, quando foi firmado acordo entre a entidade e a Casa Civil do Estado.

Fonte: Piniweb

Compartilhe: