Feb

24

Governos de São Paulo e do Rio de Janeiro estudam projetos para dessalinizar água do mar

Shutterstock

Os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro estão estudando projetos de construção de usinas dessalinizadoras de água como alternativa contra a escassez hídrica na região Sudeste do país.

Em São Paulo, consórcios devem apresentar nas próximas semanas os estudos para as obras de dessalinização, que serão analisadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em parceria com o governo estadual e executadas por meio de Parceria Público-Privada (PPP). O governador Geraldo Alckmin não detalhou custos ou formato do projeto em discussão, mas a estimativa é de que os gastos sejam de cerca de R$ 1,5 bilhão.

Para Alckmin, o alto custo das obras se deve às dificuldades causadas pela altitude da região metropolitana em relação ao nível do mar, ao preço em crescimento da energia elétrica e às soluções de logística.

Já no Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão encomendou um projeto para construção de uma usina na zona Oeste da cidade. Em reunião com empresários espanhóis especializados na tecnologia dessalinizadora, o governo solicitou a elaboração do orçamento para que seja analisada a viabilidade econômica do empreendimento, que deve atender a um milhão de pessoas. A intenção é instalar a usina próxima aos pólos industriais do município de Itaguaí e do bairro de Santa Cruz e estabelecer uma Parceria Público-Privada (PPP) para a operação.

Além da usina que converteria a água da Baía de Sepetiba em água potável, o governo do estado também avalia a instalação de uma unidade na Baía de Guanabara ou no município de São Gonçalo. As propostas dependem do custo estimado para os projetos. Os estudos deverão ser apresentados em março.

Fonte: Piniweb

Compartilhe: